quinta-feira, 17 de março de 2011

Assembleia começa apurar denúncias contra Vale

A Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou nesta manhã, 17, sua primeira reunião, marcada por uma metodologia diferenciada para discutir os problemas que afetam a população. Em pauta, denúncias envolvendo a Vale, que estaria prejudicando empresas e pescadores maranhenses.

A reunião contou com a participação de representantes da Vale e da Federação de Colônias de Pescadores do Maranhão, que fizeram uma breve explanação sobre suas versões dos fatos. A comissão adotou uma posição neutra, com o objetivo de ouvir os dois lados e buscar o melhor desfecho para ambas as partes.
Dentre os membros da comissão, estiveram presentes o deputado-presidente Edson Araújo (PSL), o vice Zé Carlos (PT) e Carlinhos Amorim (PDT). Não compareceram Alexandre Almeida (PTdoB), Raimundo Cutrim (DEM), Fábio Braga (PMDB) e Carlinhos Florêncio(PHS).
O deputado Neto Evangelista (PSDB) também foi convidado a participar da reunião, pois é o autor do requerimento que propôs uma audiência pública para discutir as acusações de que a Vale estaria prejudicando empresas maranhenses.
Explanação
O presidente da Colônia de Pescadores, Jonas da Conceição Albuquerque, cobrou uma posição da Vale com relação ao futuro dos pescadores da área da Praia do Boqueirão, atingidos com a implantação do Píer IV, no Terminal Portuário de Ponta da Madeira. Ele disse que a área interditada pela Vale para garantir a segurança do local deixou dezenas de trabalhadores sem ponto para pescar.
Jonas da Conceição afirmou ainda que os pescadores também estão sendo obrigados a frequentar cursos de capacitação para receber uma bolsa oferecida pela empresa durante o período de obras do Píer (31 meses).
O gerente-geral de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Ferreira Pereira, primeiramente afirmou a disposição da empresa em esclarecer, a qualquer tempo, as questões envolvendo a empresa. Na contramão das denúncias, ele destacou a importância da Vale para o desenvolvimento econômico do Maranhão, exemplificando que, em 2010, a empresa destinou R$ 1,9 bilhão para compras; desse montante, 57% das aquisições foram feitas junto a empresas maranhenses.
Quanto aos problemas envolvendo os pescadores, o gerente também destacou a importância do Píer para a economia maranhense. Ele esclareceu que os pescadores não foram impedidos de pescar e que a demarcação (faixa de 300 metros) foi feita para garantir a segurança dos próprios pescadores.
Dorgival Pereira anunciou um novo investimento da Vale que beneficiará diretamente os pescadores da Praia do Boqueirão: uma fábrica de beneficiamento de pescados. Segundo o gerente, os pescadores poderão incrementar sua renda com uma nova atividade econômica.
Sobre a freqüência nos cursos de capacitação, o líder de projetos da Vale, Sandro Zanon, esclareceu que a empresa não impediu a prática da pesca, apenas delimitou uma faixa por motivos de segurança. Ele detalhou que os cursos de capacitação não têm o objetivo de substituir a pesca pela bolsa, mas estimular os pescadores a adquirir novos conhecimentos, por isso ela é vinculada ao curso.
Ao encerrar a reunião, Edson Araújo afirmou que o tema será debatido com mais profundidade em próximos encontros, até que se chegue a uma solução satisfatória.
(Agência Assembleia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário